terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ECOFONT


A Ecofont

Todos os dias gastamos muitos papéis fazendo os nossos impressos. Além disso, gastamos também muita tinta e, segundo a SPRANQ agência de comunicação (Utrecht, Holanda), parcialmente sem necessidade. Por isso, a SPRANQ criou uma fonte nova: a Ecofont.

Uma idéia boa é sempre fácil: olhando a forma de uma letra, em quanto podemos reduzí-la sem que fique ilegível? Uma pesquisa testou vários formatos e teve o seguinte resultado: tirar círculos pequenos. Assim foi possível criar uma fonte que economiza 20% em tinta.

A Ecofont pode ser baixada e usada gratuitamente.

OUTSOURCING

A Suzano Bahia Sul Papel e Celulose precisava controlar melhor seus gastos com impressão quando decidiu buscar um parceiro de outsourcing


A Suzano Bahia Sul Papel e Celulose precisava controlar melhor seus gastos com impressão quando decidiu buscar um parceiro de outsourcing. O objetivo era ter maior controle de páginas impressas e a correta alocação de custos por área, para que cada um soubesse dos seus gastos e pudesse acompanhar os custos com simplicidade. Em 2004, a empresa mapeou necessidades e custos decorrentes do uso de impressoras, fax, copiadoras e scanners e fechou contrato com a Simpress, distribuidora oficial da Ricoh no Brasil, com níveis de serviço (SLA) para atendimento técnico, reposição de suprimentos e mensurabilidade da produção, feito por meio de softwares de monitoramento e accounting. O projeto foi dividido em três fases. A primeira, que terminou em março de 2005, compreendeu o escritório central da empresa, em São Paulo. A segunda etapa da implantação, que terminou em maio, contemplou as duas fábricas localizadas na cidade de Suzano, no interior paulista. Somadas, elas respondem por uma produção de mais de 1 milhão de páginas por mês. A terceira etapa, que incluiu a implantação na fábrica de Mucuri (BA), terminou em outubro deste ano. São cerca de mil usuários e um volume mensal de 500 mil cópias. No total, o projeto envolveu reengenharia de impressão, alocação de mão-de-obra, desenho, integração, convergência tecnológica e implantação de cerca de 220 equipamentos, entre multifuncionais, impressoras, periféricos e sistemas de gerenciamento. O resultado? A Suzano espera diminuir até 18% dos gastos totais com impressão.

A Representante Autorizada Simpress em Brasília e região centro oeste é a ESERVICE, conheça: http://www.eservicenet.com.br/

Publicado originalmente na Corporate

ECONOMIZANDO


Segundo informações da maior associação do mundo sobre gerenciamento de documentação, dos Estados Unidos, a (AIIM) International Association for Information and Image Management International, 95% das informações dos Países circulavam em papel em 1990, hoje 20 anos depois cerca de 92% ainda circulam da mesma forma.

A uma melhora significativa nas tecnologias de impressão, o mundo todo está preocupado com a sustentabilidade da vida na Terra, varias campanhas são lançadas na tentativa de diminuir o aquecimento global, como exemplo a COP 15 que acaba de acontecer em Copenhague.
Entenda a COP 15:
(http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/cop-15-o-que-e-conferencia-partes-copenhague-499684.shtml), Leis mais rigorosas são criadas para quem desmata ilegalmente. Você sabia que uma pessoa imprime o equivalente a duas arvores? Acha pouco? Não é se levar em conta a quantidade de pessoas existentes no planeta.

Como podemos ajudar? Existem campanhas como as que influenciam você ir trabalhar de bicicleta e deixar o carro em casa, más, existem ciclovias para que você possa adotar? Tanto o governo quando as empresas teriam que estruturar e isso parece longe de acontecer. Então podemos usar algumas coisas mais simples e tentar fazer um pouco para ajudar, como bons exemplos controlar nossas impressões por meio de Software adequado, evitando o desperdício, outra atitude boa é configurar os equipamentos para o modo de economia de energia.
Saiba como economizar energia no PC: (http://www.alexocurioso.blogspot.com/)


segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

QUANTO VOCÊ GASTA COM SUAS IMPRESSÕES?

QUANTO VOCÊ, GERENTE, GASTA COM IMPRESSÕES?




Seus usuários utilizam todos os recursos que os seus equipamentos oferecem? Recursos como Duplex (Frente e Verso) e mais de uma pagina por face do papel (Multi UP), então? Eles recebem informações sobre quantas impressões fizeram e qual o custo dessas impressões? Eles estão mandando impressões Preto e Branco em Impressoras Coloridas? Eles imprimem aquilo que vão enviar via Fax?


Com algumas planilhas e tempo desperdiçado alguns gerente de contas e gestores de TI, fizeram uma analise do seu real gasto mensal com papeis, cartuchos e toners, esses dados são pequenos e pobres de detalhes, com esses dados você não consegue saber se?
*Esse papel foi realmente usado para impressão?
*Os Cartuchos e Toners fizeram o numero de cópias/Impressões que deveriam fazer?
Com o crescimento das empresas, o maior fluxo de informação, as novas tecnologias de impressão começamos a gastar cada vez mais, totalmente ao contrario do que diziam alguns "especialistas" na década de 90, a previsão era que com a melhoria da tecnologia logo não teríamos mas nada sendo impresso, tudo estaria online, na contra mão desse pensamento o crescimento das impressões é cada dia maior e as montanhas de papeis nas empresas não tem fim. Pasmem mas ainda encontramos corporações com uma impressora em cada maquina, e quando você fala em melhoria com um equipamento de mais qualidade eles indagam: Vão tirar a minha impressora?
Para resolver essa problemática contamos com softwares que auxiliam no controle de impressões. Estas aplicações emitem desde simples relatórios com volume, quais trabalhos foram impressos e quem imprimiu, até atribuição de cotas que impedem as impressões acima de um determinado volume, controles que redirecionam trabalhos automaticamente, por exemplo, desviando uma impressão P&B, que foi enviada para uma impressora COLOR, ou mesmo enviando um trabalho com um numero maior de folhas para uma impressora com um custo/página menor.
Esses Aplicativos também podem ser configurados para "interagir" com o usuário, ao enviar uma impressão ele pode abrir uma janela POP UP o volume (ou valor) gasto até o momento, exigindo autenticação, impedindo trabalhos com quantidade muito grande de páginas, e outras muitas opções de controle.
Estas Aplicações são relativamente simples de serem instaladas e os custos baixos levando em consideração tudo que é oferecido, os recursos para instalações também são mínimos e podem ser instalados na maioria das vezes em maquinas de pequeno porte.
Um dos mais usados no Brasil é o PCOUNTER (
http://www.eservicenet.com.br/) Enfim, controlar os gastos com impressão é possível, mas passa por uma necessidade de mudança. Não se trata de fazer um reality show com a vida de cada usuário, mas sim de nos conscientizar, através do controle, para que evitemos o desperdício e poupemos também nossas árvores e nosso futuro